Começa o processo seletivo dos membros da equipe da USP para a JESSUP 2010, por Maybi Mota e Juliana Oeda

O NEI lança, neste domingo, o edital para a seleção dos alunos que comporão a equipe da USP que participará da maior competição de Direito Internacional do mundo, a Phillip C. JESSUP International Law Moot Court Competition.

Será requerido do candidato que prepare a defesa de um dos Estados envolvidos em um conflito fictício criado pelo nosso colaborador e preparador atual, Daniel Ribeiro. Para tanto, é necessário pesquisar, pensar em uma estratégia de defesa e articular, em no máximo 3 (três) laudas, uma argumentação coerente. Há, no edital, indicação de bibliografia básica, que serve como ponto de partida, e também nos colocamos à disposição do candidato para esclarecer quaisquer dúvidas, desde que não importe em favorecimento deste ao longo do processo.

A seleção continua, posteriormente, dentro do próprio grupo, pois é necessário compor uma equipe de, no máximo, 4 (quatro). Assim, ao longo das reuniões, vamos verificando, conjuntamente, os pontos fortes de cada um, para escolher os oradores que nos representarão na etapa oral, que será em Porto Alegre (apesar de as datas ainda não estarem definidas, o National Round brasileiro costuma ocorrer em fevereiro, sem afetar o feriado de carnaval).

Ressaltamos que há espaço na equipe para alunos de todos os anos. Não é necessário conhecimento prévio de Direito internacional, o importante é ter disposição para pesquisa e comprometimento com as atividades, que envolvem a redação de um memorial e os treinos para a fase oral.

Além de ser uma ótima oportunidade para conhecer o Direito Internacional de forma aprofundada, o grupo de estudos do Jessup dá um enfoque prático necessário para a própria competição. O envolvimento com o caso e a rivalidade natural entre as equipes, todas com vontade de vencer para ir para a fase internacional, cria um ambiente de empolgação entre os participantes.

Esse é o diferencial do Jessup: após tanta pesquisa, reuniões e discussões, os participantes sentem que o seu conhecimento está sendo realmente usado e testado por juristas. Isso é o que deve procurar aquele que quer participar do Jessup: conhecimento aliado à adrenalina da disputa.

O edital completo estará disponível no site do NEI (http://nei-arcadas.org/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s