Apresentação P1 – 2º Semestre (Política Externa Brasileira)

APRESENTAÇÃO P1 2º SEMESTRE DE 2010 – Política Externa Brasileira

O grupo de estudos Política Internacional Contemporânea (P1) do Núcleo de Estudos Internacionais do Largo de São Francisco (NEI-FDUSP) gostaria de convidá-los a participarem das reuniões do 2º semestre do nosso projeto, o qual terá como objeto de estudo a Política Externa Brasileira.

O P1 é um dos vários grupos de estudo do NEI-FDUSP e se concentra em estudar temas da política internacional – como o seu próprio nome já revela. No primeiro semestre desse ano estudamos o Princípio da Autodeterminação dos Povos e Conflitos Étnicos e agora, retomando a tradição que vem desde 2008, o 2º semestre será dedicado ao estudo da Política Externa Brasileira.

Além da já referida tradição em estudarmos esse tema no segundo semestre, outro aspecto que nos incentivou a escolhe-lo foi a grande relevância que tal tema assumiu nessa época de corrida eleitoral. Nunca antes na história deste país se deu tanta importância para a política externa no discurso dos presidenciáveis. Antigamente era até comum lermos afirmações de que política externa não dava votos no Brasil, entretanto, o que se vê no atual processo eleitoral é um verdadeiro giro copernicano, a ponto da política externa ter se tornado um dos principais pontos de divergência entre os candidatos à Presidência da República.

Por essas razões, a cobertura midiática acerca do assunto cresceu muito se comparado a pleitos anteriores. No entanto, a esse aumento considerável no espaço ocupado pela política externa nos meios de comunicação, não se seguiu, aparentemente, um incremento na qualidade dessa cobertura. Ainda sendo, portanto, relativamente comum encontrarmos análises que desconsideram totalmente a memória institucional do Itamaraty e os princípios mais básicos que guiam, há tempos, a atuação diplomática brasileira; sem nem mencionar alguns textos que circulam na mídia que mais parecem planfetos partidários do que análises jornalísticas.

É com a intenção de entendermos melhor e mais profundamente a política externa brasileira, indo além das simplificações correntemente veiculadas, que convidamos para a participação no nosso grupo de estudo. O método do grupo será estudar em cada reunião um tema específico da nossa agenda diplomática, por exemplo, Integração Regional, Política Sul-Sul, entre outros.

A participação é aberta a todos os estudantes, graduados ou não, que estejam interessados em estudar diferentes aspectos da Política Externa Brasileira. Não é necessário ter conhecimento prévio do assunto, visto que tal conhecimento será construído a partir da leitura e da discussão dos textos indicados, com a possibilidade de, ao decorrer do semestre, elaborar artigos e organizar eventos.

Local: Sala da Manutenção II, no segundo andar do Prédio Histórico da FD-USP

Quando: Todas as segundas-feiras, 17h (Início: 30 de agosto de 2010)

E-mail: p1@nei-arcadas.org E-GROUP: http://groups.yahoo.com/group/p1_neisanfran/

* Os textos da 1ª reunião (30/08) já estão no CTC

Anúncios

Uma resposta em “Apresentação P1 – 2º Semestre (Política Externa Brasileira)

  1. Olá, bom dia! sou estudante de Relações Internacionais e estou estudando para elaboração do meu tcc sobre a política externa adotada no governo Lula e tenho percebido que a maioria dos materiais que tenho encontrado falam sobre a discussão de uma PE Pragmática ou ideológica, bem com sobre a autonomia pela diversificação. Gostaria de saber se vocês encontraram algum material que fuja um pouco disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s