[Review] The Pernicious Consequences of UN Security Council Membership, por César Yip

The Pernicious Consequences of UN Security Council Membership

Bruce Bueno de Mesquita; Alastair Smith

Journal of Conflict Resolution, 54(5), 2010, p. 667-686.

A edição de outubro do Journal of Conflict Resolution traz um artigo interessante de Bruce Bueno de Mesquita e Alastair Smith, professores da New York University.

Antes de tudo, importante notar a relevância acadêmica do artigo. Na mais recente pesquisa do projeto TRIP (Teaching, Research, and International Policy), levantamento feito entre acadêmicos da área de Relações Internacionais em 10 países, o Journal of Conflict Resolution é considerado a 7ª publicação mais influente da área. Na mesma pesquisa, Bruce Bueno de Mesquita é apontado como o 11º autor mais influente nos últimos 20 anos no campo das RIs.

Bueno de Mesquita é famoso pela utilização de bancos de dados e métodos quantitativos, como a teoria dos jogos, para examinar e prever, com sucesso, o resultado de situações e negociações internacionais (nesse sentido, cabe apontar a resenha de seu livro The Predictioneer’s Game, feita por Luiz Antônio Gusmão), apesar de ter feito uma previsão questionável sobre as eleições no Brasil.

No artigo, os autores utilizam métodos quantitativos para determinar os efeitos da eleição para uma cadeira temporária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para os Estados.

O ponto de partida são dados obtidos de trabalhos anteriores e confirmados pelos autores que mostram que os países que ocupam as cadeiras rotativas recebem mais ajuda dos Estados Unidos e de instituições como o FMI e o Banco Mundial.

Kuziemko and Werker (2006) show that members of the UNSC receive 56 percent more aid than those not on the Council. They also show that UNSC membership leads to increases in some forms of UN aid, particularly programs over which the United States has influence.

[a referência feita é ao artigo Kuziemko, Ilyana; Eric Werker. How much is a seat on the Security Council worth? Foreign aid and bribery at the United Nations. Journal of Political Economy, 114 (5), 2006.]

Em seguida, os autores utilizam seus próprios dados para comparar a situação dos países nos anos anteriores a sua eleição, no ano da eleição, após 2 anos (mandato da vaga temporária) e após 4 anos da eleição para o Conselho, assim como a comparação com os outros países que não ocupam as 10 vagas, incluindo a especificação de Estados considerados semelhantes.

Os números apontam que a cadeira no Conselho de Segurança é prejudicial ao desenvolvimento econômico e político dos Estados.

Over a four-year period, nations outside the Security Council grow by an average of 8.7 percent. Over the same time frame, a nation on the UNSC grows by only 5.2 percent. (…)

On average, nations outside the UNSC increase their democracy score by 0.016 on the normalized, 0 to 1, Polity (democracy–autocracy) scale over a four-year period. In comparison, nations serving on the UNSC reduce their democracy score by an average of .004.

Após comparar os dados com outros Estados e com os períodos anteriores às eleições, Mesquita e Smith refinam a descoberta: os efeitos deletérios se dão principalmente em Estados não democráticos.

Within democracies, UNSC membership has no impact on development. In contrast, over four years, nondemocratic UNSC member-nations grow about 5 percent less, become less democratic by about .06 (on a 0–1 scale), and impose about 6 units-worth of additional restrictions on press freedoms (on a 0–100 scale).

Não obstante, mesmo para os países democráticos, a vaga no Conselho de Segurança não traz nenhum benefício especial ao desenvolvimento, o que por si só já é um dado interessante, se comparado com a constatação inicial de que esses países recebem mais ajuda estrangeira.

Dessa forma, o artigo publicado é a mais recente contribuição à crescente literatura que questiona a efetividade da ajuda estrangeira ao desenvolvimento.

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