Alunas e alunos da USP representam universidade em simulação internacional

          Ocorreu em Brasília a 18ª edição do Americas Model United Nations (AMUN) nos dias 3 a 7 de Agosto do presente ano. O Laboratório de Estudo e Simulação de Organizações Internacionais (LESOI) preparou uma delegação composta por 10 pessoas para participarem do evento. O evento, organizado pela Universidade de Brasília, contou com 10 sessões em que 198 alunos de 20 universidades discutiram temas de extrema relevância para as áreas de direito internacional, diplomacia e relações internacionais.

As e os representantes da USP no AMUN 2015: Da esqueda para a direita, Gabriela Moribe, Glenda Rodrigues, João Sampaio, Letícia Haertel, Bernardo Dantas, Natália Simone, Gabriel Maieru, Camila Contri e Lívia Fabbro

As e os representantes da USP no AMUN 2015: Da esquerda para a direita, Gabriela Moribe, Glenda Rodrigues, João Sampaio, Letícia Haertel, Bernardo Dantas, Natália Simone, Gabriel Maieru, Camila Contri e Lívia Fabbro

          A atuação da delegação da USP foi diversificada e efetiva. A Diretora Letícia Haertel e o Diretor Bernardo Dantas Fico foram advogados de defesa no Tribunal Penal Internacional para a antiga Yoguslavia. A dupla recebeu o prêmio de melhores delegados, como reconhecimento de seu destaque no debate. Gabriel Maieru e João Gabriel Sampaio representaram o Chile no Conselho de Segurança da ONU e discutiram a questão palestina. As alunas Camila Contri, Lívia Fabbro e Natália Simone representaram Congo, Somália e Sudão em importante debate sobre segurança alimentar para refugiados e pessoas deslocadas internamente. Gabriela Moribe e Glenda Rodrigues, por sua vez,  discutiram como evitar que políticas de Peacebuilding ignorem a perspectiva de gênero e maneiras pelas quais se pode proteger mulheres e incluí-las nos processos de paz, representando Chile e Congo. Nossa delegação também contou com a participação de Kevin Tokunaga, o qual recebeu prêmio de melhor delegado como Chile no Banco Mundial.

11854096_10203397708222063_535304812_n

Representantes da USP em frente ao Itamaraty, onde ocorreu a cerimônia de abertura do AMUN

          Ressalte-se que Camila, Lívia, Natália e Gabriela nunca haviam participado de uma Simulação de Organização Internacional. Com muita determinação, as alunas debateram com sucesso à altura de seus colegas veteranos e representaram sua delegação com sucesso. Esperamos que sua participação inspire outras pessoas que não conhecem o universo das simulações a participarem conosco! Mais informações sobre o que são simulações e como vocês podem participar podem ser encontradas em nosso site.

11830741_10203397722702425_43344258_n

Diretores e fundadores do LESOI, Bernardo Dantas Fico e Letícia Machado Haertel

          A participação no AMUN faz parte do cronograma anual do LESOI. Nosso próximo evento será o Facamp Model United Nations (FAMUN), de 3 a 7 de setembro. Caso você tenha se interessado, venha conosco! As inscrições ainda estão abertas, mas as vagas são limitadas e estão acabando! Acesse o nosso formulário e mande e-mail para lesoi@nei-arcadas.com em caso de dúvidas.

         Lembramos também que a USP possui seu próprio modelo, a USPMUN. Sua próxima edição será no primeiro semestre de 2016. Enviem suas delegações e fiquem ligados em novas notícias seguindo nossa página no facebook e acompanhando o blog!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s