Equipe do NEI-FDUSP embarca rumo à Genebra

Começa, nesta segunda feira, a sétima edição da Nelson Mandela World Human Rights Moot Court Competition. As alunas Letícia Haertel, Juliana Mota e Surrailly Youssef compõem a equipe selecionada em outubro para arguir o caso hipotético na sede do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos em Genebra (Suíça). A argumentação escrita da equipe da USP obteve a maior nota das Américas – garantindo sua classificação.

NelsonMand

Até cinco equipes de cada Região ONU são selecionadas para participar dos chamados “Jogos Olímpicos dos Direitos Humanos”. Tais equipes se enfrentarão no Palais des Nations numa simulação de julgamento das supostas vítimas contra o Estado. Após quatro rodadas, as duas equipes com as maiores notas disputarão na final o primeiro lugar.

O caso hipotético (disponível aqui) tem como base quatro grandes temas atuais do direito internacional dos direitos humanos: (i) A questão dos migrantes e refugiados; (ii) o conflito entre o direito das mulheres e os direitos religiosos; (iii) liberdade de expressão, discriminação e direito à honra e (iv) racismo no esporte e jurisdição nacional sobre decisões de comitês esportivos.

1452.JPG

Juliana e Letícia em sua segunda competição juntas (Oxford, Maio de 2015). A Nelson Mandela Moot será a terceira.

Mesmo após uma intensiva preparação de seis meses, a equipe se deparou com um grande obstáculo: a falta de auxílio financeiro para a viagem de alto custo. Assim, cabe um enorme agradecimento a toda a comunidade Coreana no Brasil na pessoa do Presidente da Associação Brasileira da Educação Coreana Sr. Jikal; ao Sr. Paulo Ko que propiciou ampla divulgação da iniciativa no jornal coreano Bom Dia News; ao Sr. Oh, Sok Jin (do Consulado Coreano em São Paulo) e a demais doadores anônimos que nos ajudaram a concretizar esse sonho. Ademais, agradecemos aos professores André de Carvalho Ramos, Janaína Conceição Paschoal, Virgílio Afonso da Silva e Rafael Diniz Pucci pelo apoio e interesse acadêmicos.

12348374_10203880199044032_1960571531_n.jpg

A oradora Letícia Haertel recebendo o patrocínio da comunidade Coreana pelas mãos do Sr. Jikal (dir.), Su Jung Ko (centro) e Paulo Ko (esq.).

Contudo, nada disso seria possível sem o entusiasmo e o apoio constante da advogada e veterana Su Jung Ko. Além ter organizado eventos para a arrecadação de fundos e ter sido a primeira pessoa a acreditar no projeto e no potencial da equipe, Su se tornou uma amiga e parte fundamental do processo de desenvolvimento do time.

A ela, nossos amigos e exemplos Bernardo Dantas, Luisa Weichert, Daniel Campos, Adriane de Brito, Julia Cruz, Renata Laurindo e as outras pessoas que participaram desse processo e nos incentivaram constantemente, nossos sinceros agradecimentos.

Anúncios

Uma resposta em “Equipe do NEI-FDUSP embarca rumo à Genebra

  1. Pingback: Resultado de Processo Seletivo |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s