Equipe do NEI-FDUSP é destaque novamente em Competição Internacional

A aluna Tainá Spuri e o aluno Daniel Campos chegam às semi-finais sob orientação da treinadora Julia Cruz

De 22 a 27 de maio de 2016, o Núcleo de Estudos Internacionais participou da 21a Edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, realizada pela American University, em Washington DC. A competição é uma forma de fomentar o aprendizado e a discussão a respeito do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, assim como dos desafios para a proteção de direitos humanos no continente americano. Neste ano, o caso fictício estudado abordou os impactos de indústrias extrativistas sobre direitos humanos, se debruçando sobre contextos complexos, em que violações de direitos humanos são cometidas por empresas e outros agentes privados.

dani e taina

A equipe de 2016 foi formada pelos oradores Daniel Campos e Tainá Spuri, e pela treinadora Julia Cruz. A participação na competição é uma das atividades da disciplina de extensão “Atuação perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos”, supervisionada pelo Professor André de Carvalho Ramos. Após uma semana de intenso aprendizado, a equipe avançou para as rodadas semifinais da competição, obtendo também o prêmio de melhor memorial das vítimas. Cerca de cem universidades do mundo inteiro participaram do evento, trazendo argumentos qualificados, consistentes e inovadores. Neste contexto, o reconhecimento obtido pela equipe demonstra não apenas o árduo esforço dos oradores nos seis meses de preparação, mas também a qualidade de seus argumentos em relação a um tema tão desafiador.

A equipe sabe que estes resultados decorrem também do apoio constante que recebeu durante a preparação. Por isso, a equipe agradece o apoio institucional concedido pelo professor André de Carvalho Ramos, pelo Departamento de Direito Internacional e Comparado e pela diretoria da Faculdade de Direito da USP, essenciais para a participação na competição. A equipe agradece também a participação de outros estudantes, antigos alunos, professores, militantes, advogados e pesquisadores em simulações internas, fundamentais para a preparação. Surrailly Youssef, Ana Claudia Ruy Cardia, Bernardo Fico, Daniela Malheiros Jerez, Isabel Penido de Campos Machado, Fernanda Nemr, Giovana Teodoro, Jessica Gomes, Juliana Mota, Luisa Weichert, Martina Bergues, Renata Laurino, Rivana Ricarte, Sofia Fortes Cruz e Tamara Brezighello: os resultados e o aprendizado construído durante esse período não teriam sido possíveis sem vocês. Muito obrigado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s