Participantes do NEI tem participação de sucesso em curso internacional em direitos humanos!

Alunas e aluno do Núcleo de Estudos Internacionais são aprovados para estudar em Academia Internacional, e trazem quatro dos cinco prêmios para casa.

foto1

Bernardo, Barbara e Leticia em visita a corte europeia de direitos humanos.

Letícia Machado Haertel, Bárbara Teixeira e Bernardo Dantas Fico receberam, em maio desse ano, uma excelente notícia: Sua candidatura para estudar na Academia de Lucerne para Implementação de Direitos Humanos havia sido aprovada. Parte dos estudantes ainda recebeu bolsas para ajudar com os custos. Um total de 30 pessoas, entre estudantes, acadêmicos e profissionais do direito no mundo todo foram selecionados para o curso de três semanas, cujas matérias esse ano tiveram enfoque em “Empresas e Direitos Humanos”.

foto2.jpg

Alunos da classe de Mark Villiger, juiz da corte europeia de direitos humanos.

Além de terem a oportunidade de cursar matérias como “A Corte Europeia de Direitos Humanos”, lecionada pelo Juiz Mark Villiger, e “Empresas, Direitos Humanos e Representação de Comunidades”, lecionada pelo Prof. Tyler Giannini da Universidade de Harvard, Letícia, Bernardo e Bárbara participaram de uma competição de julgamento simulado. Há mais de uma década, o Projeto Atuação em Direitos Humanos vem participando de tais competições internacionais e sendo constantemente premiado pelos seus esforços. Letícia e Bernardo, por exemplo, foram vencedores da 8ª Nelson Mandela World Human Rights Moot Court Competition e 20ª Inter-American Human Rights Moot Court Competition, respectivamente. Assim, puderam colocar seus conhecimentos adquiridos em prática e obter destaque na competição interna.

foto3

Leticia e Bernardo, junto de suas equipes, na final da competição.


A Competição da Universidade de Lucerne lidou com os seguintes temas: refugiados LGBTI, discriminação contra pessoas LGBTI, direito esportivo internacional, tráfico internacional de pessoas, trabalho forçado e direito à proteção judicial. Depois de diversas rodadas disputadas e de altíssimo nível, Letícia (representando o Estado) e Bernardo (representando a vítima) se enfrentaram na final e obtiveram, respectivamente, primeiro e segundo lugar na competição junto de suas equipes. Adicionalmente, Letícia Haertel foi premiada como melhor oradora da competição e, junto de sua equipe, recebeu o prêmio de melhor memorial (argumentação escrita), enquanto Bernardo ganhou o prêmio de terceiro melhor orador da competição.

foto4

Bernardo Dantas, Faisal Meneses e Leticia Haertel, respectivamente terceiro, segundo e melhor orador da competição.

Não é coincidência que 10% dos aprovados são participantes de atividades do Grupo Atuação em Direitos Humanos do Núcleo de Estudos Internacionais. O NEI conjuga teoria e prática em direito internacional de direitos humanos e, não apenas pesa no currículo, mas ensina importantes habilidades como pesquisa, redação de argumentos legais, e oratória. As e os membros do NEI não apenas são aprovados em cursos internacionais de alta performance, mas se destacam nesses pela qualidade e solidez do aprendizado no Núcleo.

foto5

A aluna Leticia Haertel recebendo os três prêmios oferecidos pela competição: melhor equipe, melhor memorial e melhor oradora.

Em breve, o NEI lançará edital para as competições de direitos humanos: (i) Inter-American Human Rights Moot Court Competition (Português) (ii) Price Media Law Moot Court Competition (Inglês) e (iii) Nelson Mandela Wolrd Human Rights Moot Court Competition (Inglês). Para o próximo ano, os finalistas da competição de Lucerne estarão no time de treinadores do NEI, não perca essa oportunidade! Seja um de nós!

Mais informações sobre o NEI no blog, na página do facebook e no site.

Mais informações sobre a Academia no site e na página.

Caso você tenha interesse em participar em qualquer um dos dois, não hesite em entrar em contato com um de nossos diretores e com os participantes! A Juliana Mota, integrante do NEI e Alumni Officer da Academia de Luzern, também pode ser contatada em casa de dúvidas em seu e-mail jcunhamota@gmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s